quarta-feira, 20 de julho de 2011

A estreia da panela de fondue


Ora aqui está um instrumento que quase, se não todos, teremos em casa. 
Prenda de aniversário, de casamento ou de Natal de uma tia, a tal panelinha de fondue faz parte do enxoval de qualquer casa. Maior ou menor, ela lá está dentro da caixa original bem escondida na dispensa.
Por isso, «Os Dois Na Cozinha» perderam o medo e arriscaram. E fizeram também desta a sua estreia aqui na blogosfera.
Munidos de queijo ralado, vinho, alhos e alguma paciência, (bem como uma revista de receitas da Vaqueiro, passe a publicidade), lá fomos fazer o famoso fondue de queijo.
Como entradas, e para não destoar, um queijo-creme do ALDI, temperado com pimenta preta moída e sal, com torradas.
O vinho escolhido para o fondue foi o «Terras do Sado», apreciado só por um dos convivas, porque o outro estava a antibióticos, ai, ai.


Foi depois altura para montar o "equipamento", seguindo as instruções, porque afinal isto era uma estreia. 

Ao fogão, aquecia-se o vinho branco com o alho (para nós o alho nunca é demais).


Logo que o vinho ferveu, altura para colocar os queijos mozzarella e um outro, escolhidos porque já vinha ralados na embalagem e isto há que poupar tempo e energias. 


Outro preferido nas nossas mesas é a pimenta em grão moída na altura, que aqui caiu mesmo bem.
Mas assim que o queijo derreteu, compreendemos que o mozarella não é o indicado para estas coisas. Ficará muito bem na pizza, mas aqui os fios que cria atrapalham em muito as manobras.

Depois de pronto, foi altura de passar a mistura para a panela cerâmica. Mas também aprendemos que o instrumento que será de aquecimento da panela tem de ter um combustível próprio, porque uma simples velinha não dá o aquecimento necessário.
E claro, ter o pão pronto, torradinho. E também uns brócolos cozidos rapidamente, para desenjoar.

Já agora, o pão amarelo é uma bica de azeite de Castelo Branco.
Na hora da sobremesa, já não havia estômago para o previsto fondue de chocolate... e por isso ficámo-nos por umas maçãs de Montargil, um cafezinho e um palito de la reine.

Fica para a próxima o fondue de chocolate, está prometido!

1 comentário:

  1. Olá, eu sou a Glória do Rio de Janeiro, adorei ser a número um. Achei bem legal a carinha do blog e estarei sempre por aqui fuxicando as receitas. Abraços e beijinhos.

    ResponderEliminar