quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Tempo de férias: Mãos à obra

Olá, o meu nome é Ali e sou uma jovem cozinheira de 19 anos. O meu amor pela cozinha começou desde muito nova, paixão esta que partilho com os dois na cozinha. Sempre vi a minha mãe a preparar grandes pratos e decidi experimentar, comecei por sobremesas mais simples até pratos mais elaborados.
Num dia sem nada para fazer uma ideia luminosa apareceu como por magia na minha cabeça: - E se fizessemos um jantar especial para os pais?!- disse eu aos meus dois irmãos mais novos. Eles ficaram muito entusiasmados e metemos mãos à obra. Decidimos então fazer cação no forno com legumes regados com molho branco.

Ingredientes:

Cação no forno
4 Postas de cação
2 Cebolas (não muito grandes)
Azeite q.b.
Vinho branco q.b.
Água q.b.
Pimenta q.b.
1 Folha de louro
Coentros q.b.
sal q.b.

Molho branco
250 ml de leite meio gordo
Pimenta q.b.
Noz-moscada q.b.
Farinha branca q.b.
Sal q.b.


Modo de preparação:

Cação no forno:
Cortam-se as cebolas às rodelas e cobre-se o fundo de um recipiente próprio para ir ao forno, depois coloca-se as postas de cação em cima da cebola (como se a cebola fosse a 'cama' do cação). De seguida rega-se o cação com um bocadinho de vinho branco, azeite e água. Adiciona-se pimenta a gosto, o sal, a folha de louro e os coentros por cima das postas para dar gosto. Depois de estar tudo junto no recipiente, levar ao forno durante 30 minutos. Ao fim desse tempo vira-se o peixe para que possa ficar lourinho no lado que estava virado para baixo.

Legumes:
Os legumes são da preferência de quem estiver a fazer o prato, no meu caso utilizei cenouras, batatas e ervilhas para dar alguma cor. Os legumes são cozidos em água com sal, azeite e uma folha de louro para ganharem algum gosto, outra opção para a cozedura dos legumes em vez do louro são os coentros, dão um sabor ligeiramente mais forte mas muito bom.

Molho Branco:
Numa caçarola coloca-se o leite, o sal, a pimenta, a noz-moscada e a farinha. Aconselho a não colocar muita farinha logo de inicio porque pode ficar com um molho espesso demais para o pretendido. Adicione a farinha há medida que o molho for fervendo e ganhando espessura, quando estiver do seu agrado está pronto. Se por acaso o molho ficar espesso demais, adicione-lhe leite e leve a levantar fervura durante um bocadinho para que o mesmo fique homogéneo.



Proposta de apresentação:

E depois deste trabalho todo nada melhor do que uma óptima companhia para o jantar e um bom vinho!



Espero que gostem
ALI

Sem comentários:

Enviar um comentário